Não foi o aparelho que mudou o mundo em 2007. Foi a conta. Agora a Nikon está construindo a mesma coisa para câmera — e o fotógrafo brasileiro, de novo, foi deixado de fora.
Eu acho essa uma discussão muito interessante, porque as pessoas acham que quando compram um produto, estão comprando somente o hardware. Esquecem da parte invisível, como assistência técnica, suporte, tradução de sistema operacional na linguagem, atualização de firmware, ecossistema de software, e por aí vai.
Isso TUDO é embutido no preço. E em marcas como a Leica, eles preservam isso muito bem, por isso o premium é alto.
A depreciação dessas coisas invisíveis é friamente calculada em planilhas de Excel no Japão.
Quando li o primeiro post sobre a Nikon desconectando os brasileiros do Snapbridge tive duas reações, uma parecidas com a do cara comentando sobre o cabo USB, e outra lembrando algo parecido que ocorreu com a Olympus no Brasil no passado (sou fã do M4/3).
Você tem toda a razão, o ecossistema construído pela Apple e pelo Google demorou pra ser entendido pela concorrência. Eu tenho um pé em cada barco por ter começado pelo Google (sou um youtuber - inativo - desde antes desse nome ter sido inventado); mais tarde experimentei a Apple e nunca mais larguei. Minhas fotos de iPhone são armazenadas tanto no iCloud como no Google Fotos, ou seja, também sou um idiota, mas duplo…
Difícil entender essas decisões da Nikon, tanto em relação à baioneta Z como ao Snapbridge. Algum executivo em Marketing sem noção de fotografia? Tiros no pé!
a baioneta Z eu curto e entendo, querem forçar a migração, mas eu migrei também contando com esse acesso ao sistema online, é um tiro na cabeça, nem no pé foi...uma burrice sem tamanho e um desrespeito absurdo
“Eu sou idiota”
Essa frase me fez rachar de rir.
Eu acho essa uma discussão muito interessante, porque as pessoas acham que quando compram um produto, estão comprando somente o hardware. Esquecem da parte invisível, como assistência técnica, suporte, tradução de sistema operacional na linguagem, atualização de firmware, ecossistema de software, e por aí vai.
Isso TUDO é embutido no preço. E em marcas como a Leica, eles preservam isso muito bem, por isso o premium é alto.
A depreciação dessas coisas invisíveis é friamente calculada em planilhas de Excel no Japão.
Quando li o primeiro post sobre a Nikon desconectando os brasileiros do Snapbridge tive duas reações, uma parecidas com a do cara comentando sobre o cabo USB, e outra lembrando algo parecido que ocorreu com a Olympus no Brasil no passado (sou fã do M4/3).
Você tem toda a razão, o ecossistema construído pela Apple e pelo Google demorou pra ser entendido pela concorrência. Eu tenho um pé em cada barco por ter começado pelo Google (sou um youtuber - inativo - desde antes desse nome ter sido inventado); mais tarde experimentei a Apple e nunca mais larguei. Minhas fotos de iPhone são armazenadas tanto no iCloud como no Google Fotos, ou seja, também sou um idiota, mas duplo…
Difícil entender essas decisões da Nikon, tanto em relação à baioneta Z como ao Snapbridge. Algum executivo em Marketing sem noção de fotografia? Tiros no pé!
a baioneta Z eu curto e entendo, querem forçar a migração, mas eu migrei também contando com esse acesso ao sistema online, é um tiro na cabeça, nem no pé foi...uma burrice sem tamanho e um desrespeito absurdo
Sim, eu comentei isso, paguei por esse aplicativo “grátis” embutido no preço da câmera e elas só avisam isso depois que vc compra