A Nova Era da Canon: PowerShot V1, EOS R50V e a Lente Power Zoom
Canon abala o mercado com câmeras feitas sob medida para criadores de conteúdo
A Canon decidiu dar um passo ousado e lançar não apenas uma, mas duas câmeras voltadas para criadores de conteúdo, além de uma nova lente compacta com uma funcionalidade inédita!
A PowerShot V1 e a EOS R50V chegam para atender vloggers, streamers e videomakers que precisam de qualidade sem complicações. E para completar, a nova lente RF-S 14-30mm f/4-6.3 IS STM PZ promete facilitar a vida de quem grava vídeos sozinho.
Vamos destrinchar cada uma dessas novidades!
Canon PowerShot V1 – A Compacta Voltada para Vídeo
A PowerShot V1 marca o retorno da Canon ao segmento de câmeras compactas sérias. Mas esqueça o conceito tradicional: esta câmera foi pensada para criadores de vídeo! Ela traz um sensor de 1 polegada, lente fixa f/2.8, tela articulada para vlogs e autofoco com rastreamento avançado de rosto e olhos.
Além disso, suporta streaming ao vivo sem necessidade de placa de captura – um diferencial gigante para quem quer praticidade. A ideia é ser um concorrente direto das câmeras Sony ZV-1 e DJI Osmo Pocket, entregando qualidade e facilidade para quem produz conteúdo na correria.
A linha ZV responde por 50% do faturamento de vendas de câmeras da Sony, é o mercado que a Canon quer participar e conta com a excelente reputação das Powershot.


Como o modelo V principal, o modo vídeo na V1 atinge o máximo de 4K60p com um corte de 1,4x, com um cooler integrado e aberturas que permitem tempos de captura de até duas horas nessa configuração máxima. Ao gravar em um 4K30p, a câmera faz uso total do sensor com filmagens de 5,7K.
No modo de vídeo, a câmera tem um ISO máximo de 25600 para uso em situações de pouca luz e vem equipada com Canon Log 3 para maior alcance dinâmico e mais flexibilidade na gradação de cores pós-produção. Vários modos de filme na câmera também são suportados.
O sensor Tipo 1.4 de 22 MP da câmera é um design totalmente novo desenvolvido internamente pela Canon. Quase o dobro da área de um sensor de 1” da G7X Mark III, mas menor que um sensor APS-C, o análogo de mercado Tipo 1.4 da V1 é um sensor Micro Four Thirds, ligeiramente diferente em sua proporção nativa de 3:2. Com esse sensor maior — um dos maiores de sua classe — ele obtém uma qualidade de imagem mais alta, melhor desempenho em pouca luz e bokeh mais suave.
Embora seja voltada principalmente para a criação de conteúdo de vídeo, a V1 ainda funciona bem como uma câmera fotográfica, com disparo contínuo RAW atingindo até 30 fps. A sensibilidade à luz obtém um stop adicional em ISO 51200, e um filtro ND integrado adiciona três stops de redução de luz para fotografar em ambientes claros. Sem flash integrado, a V1 tem a sapata multifuncional da Canon para tirar flashes externos.
Apesar de pesar pouco mais de meio quilo com bateria e mídia, o formato compacto da câmera ainda acomoda conexões para fone de ouvido, microfone, USB-C e HDMI. A câmera tem um slot para cartão SD UHS-II. A conexão com o aplicativo de smartphone Canon Connect é possível via Bluetooth e Wi-Fi, e com fio via USB-C. A conexão com fio também permite o uso da V1 como uma webcam.
O maior milagre da Canon foi no preço da V1: a pequena notável custa apenas 899 dólares!
Canon EOS R50V – A Mirrorless Compacta dos Criadores
Se você busca algo mais versátil, a EOS R50V é a resposta. Baseada na já conhecida R50, ela traz sensor APS-C, gravação em 4K sem crop, lentes intercambiáveis e um corpo leve. O diferencial da versão ‘V’ está nos recursos otimizados para vídeo, como a interface simplificada e o foco automático atualizado. Essa câmera é uma porta de entrada perfeita para criadores que querem qualidade de cinema sem precisar carregar um trambolho gigantesco.
Embora a R50 V carregue muito das especificações da R50 original, a mudança na filosofia de design da câmera é imediatamente visível e acentua a abordagem centrada em vídeo. O corpo mudou para um design de bloco de construção semelhante a um tijolo, com cantos elegantes e arredondados, um botão de gravação frontal e — talvez o mais importante para criadores de conteúdo — uma segunda rosca de 1/4”-20 para montar a câmera em uma orientação vertical.
O software duplica a otimização vertical do hardware com disparo e reprodução vertical, juntamente com exibição de nível automático durante a gravação de vídeo.
Pesando menos de meio quilo em um formato portátil, a câmera ostenta um sensor APS-C de 24 MP e um processador DIGIC X que grava 4K60p e 4K30p com a largura total do sensor. Acompanhando o lançamento da câmera está uma lente de kit dedicada, a RF-S 14-30mm f/4-6.3 IS STM .
Além dos recursos de vídeo da antecessora, a R50 V adiciona o vídeo 4K60p recortado, juntamente com os modos Lento e Rápido para controle criativo sobre a taxa de quadros e velocidade de reprodução, detecção de assunto aprimorada no foco automático, incluindo Prioridade de Registro de Pessoas, recursos de vídeo avançados, como Canon Log 3, e modos de exposição e cena automáticos para criadores, como Demonstração de Close-Up e Pele Suave.
O acessório multifuncional suporta áudio LPCM de 24 bits e 4 canais quando equipado com um microfone compatível, juntamente com um flash externo quando usado para fotografia.
Os recursos de Wi-Fi e Bluetooth permitem transferência e revisão de imagens via smartphone e operação remota quando usado com o aplicativo Camera Connect. A câmera também tem versatilidade notável em streaming ao vivo, oferecendo quatro modos diferentes de conexão a computadores, smartphones e switchers.
A Nova Lente Canon RF-S 14-30 f/4-6.3 IS STM PZ
Agora, vamos falar da cereja do bolo: a nova lente RF 16mm f/2.8 Power Zoom. Esse é um dos lançamentos mais inesperados da Canon, pois é a primeira lente RF com zoom motorizado! Projetada para vídeos e transmissões ao vivo, ela permite ajustes suaves de zoom sem a necessidade de tocar na câmera, algo essencial para quem grava sozinho.
Esse zoom elétrico é controlado usando um anel personalizado que não gira completamente ao redor da lente, mas parcialmente para a direita ou esquerda para aumentar o ângulo de visão. A lente ultra-wide e a abertura f/4 garantem ótima captação de luz, perfeita para ambientes internos ou vlogs urbanos.
Embora a Canon tenha adaptadores de zoom motorizado para suas caras lentes full frame da série L, a nova lente RF-S 14-30 mm é a primeira da linha RF a oferecer o recurso sem acessórios externos, juntando-se a concorrentes como a Nikon Z DX 12-28 mm f/3.5-5.6 PZ e a Sony E PZ 16-50 mm f/3.5-5.6 OSS.
Vale a Pena Ficar de Olho?
A Canon parece estar finalmente ouvindo os criadores de conteúdo, entregando equipamentos feitos sob medida para suas necessidades. Com a PowerShot V1, a marca aposta na simplicidade e eficiência. Já a EOS R50V traz o melhor dos dois mundos: portabilidade e poder. E a nova lente Power Zoom pode ser a solução definitiva para quem trabalha sem equipe.
Seja você um vlogger, streamer ou filmmaker independente, essa nova linha da Canon merece atenção. E aí, qual dessas novidades mais chamou sua atenção? Conta pra gente nos comentários!