Canon Encerra Definitivamente a linha EOS M
a nova R100 canibalizou os usuários do modelo M
A Canon finalmente está encerrando o sistema de câmeras mirrorless EOS M, removendo as câmeras de seus sites e listando a série como descontinuada.
Embora a Canon USA ainda liste lentes EF-M em seu site, todas estão "fora de estoque" - apenas a lente 22mm f/2 STM ainda pode ser adquirida. Considerando que não há mais nenhuma câmera EOS M em sua loja online, parece improvável que a empresa reabasteça esses sortimentos.
Embora a marca simplesmente tenha removido as listagens das câmeras de seu site, a Canon Japão foi um passo além. Conforme relatado pelo Canon Rumors, a série de câmeras EOS M agora está classificada na página de "produtos antigos" ou "produtos descontinuados" da empresa.
Como é típico em casos de descontinuação, a Canon não fez um anúncio público, optando silenciosamente por aposentar a linha de câmeras mirrorless APS-C.
"Atualmente, as vendas de câmeras da série EOS M e lentes EF-M variam de região para região, dependendo das necessidades dos usuários".
Parece que a variação nas vendas entre regiões significa a remoção completa em dois dos maiores territórios da empresa.
O fim já era esperado
Havia a previsão de que a Canon abandonaria a linha EOS M, sua primeira incursão no mundo das câmeras mirrorless, assim que o suporte RF foi anunciado. A série EOS M não teve um bom desempenho na América do Norte, mas foi bastante popular no Japão, o que sem dúvida retardou o que teria sido uma descontinuação mais rápida da linha.
No entanto, a "pá de cal" para a EOS M foi o anúncio, neste ano, da R100.
"A câmera Canon EOS R100 foi projetada para novos usuários de câmeras mirrorless ou para usuários de câmeras intercambiáveis existentes que anteriormente gostavam de câmeras EOS Rebel ou EOS M”
A baioneta RF está completa?
Os fãs da linha EOS M reclamaram enfaticamente que a montagem RF ainda não está pronta para ser uma substituição perfeita, já que o suporte de lentes é significativamente inferior ao do modelo descontinuado.
Embora a Canon tenha lançado alguns corpos de câmera APS-C RF, a linha de lentes RF-S é pequena e inclui apenas três lentes, todas zooms com aberturas variáveis — nenhuma delas é de abertura rápida.
Esse fato não deteve a Canon e a EOS M será gradualmente descontinuada em todas as regiões em breve.
E aí, aperta o botão “Leave a comment” aqui embaixo e diz o que vc vai fazer com a sua EOS M? Vai vender rapidamente, parte de pagamento, jogar pela janela…😀
A minha vai continuar me atendendo muito bem. Tenho uma M6 Mark II, câmera excelente. Uso em viagens, fotografia de rua, passeios onde quero levar algo mais leve e discreto, além de usá-la muito para vídeo, sejam vídeos pessoais ou até de clientes. Hoje mesmo (21/10) fiz um turno de gravação de vídeo para uma cliente usando ela. O fato da câmera ser descontinuada, não a inutiliza. Tem inúmeros fotógrafos usando Canon 5D clássica e Nikon D700 até hoje.