Charmosos suportes de fundos
um é portátil e o outro, fixo. Descubra como fazer gastando pouco!
A cortina do Irving Penn, as lonas da Condessa, o branco American West do Avedon, um bom fundo garante uma personalidade ao retrato, indiscutível.
Lembro do tempo que eu perdi na busca por uma boa referência para o estúdio cenográfico do Criadouro, não queria um fundo branco infinito, buscava algo que pudesse me diferenciar.
Um dos quartos mais peculiares da história da Arte me trouxe a resposta:
Tábuas de madeira no piso, um azulado desgastado nas paredes, uma confusão silenciosa, clássico, mas tinha uma pesada desvantagem: era fixo.
Apesar dos lindos retratos que pude fazer nos 10 anos do Criadouro, muitas foram as vezes em que levar o estúdio até o retratado teria sido bem mais prático, ou aumentado a chance de criar uma marca nos retratos.
As Vantagens da Lona
Ela é eterna!
Qualquer marca, remendo, sujeira, rasgo, vira uma história, toda vez um fundo sempre diferente e lavável, com múltiplas funções e cada vez mais valorizado.
Além da resistência, exclusividade. Como é pintada artesanalmente, a foto fica com um fundo único, mas que muda constantemente.
Eu já tinha testado algumas lonas antigas no Criadouro, mas fique surpreso quando encontrei a 1113 Lonas Artísticas.
Adelson, o dono, acabou virando um grande amigo e reproduz nas lonas a história de seu pai, caminhineiro. O nome 1113 faz alusão ao caminhão usado ele.
Pronto! História, textura e resistência! Era tudo o que eu buscava, encomendei uma quadrada, de 2m x 2m, pedindo que recriasse a textura do Criadouro.
No post de hoje (e no vídeo acima) eu revelo como criar dois charmosos suportes para fundos fotográficos, gastando muito pouco
O primeiro deles é idêntico ao usado pela Annie Leibovitz em seus retratos, o fundo é suportado de uma forma mais elegante, você vai precisar de:
-Um tripé, nesse caso é bom usar um mais pesado e com uma boa amplitude de pernas, recomendo esse aqui
-1 sargento ou C Clamp, é uma garra extremamente poderosa, ela vai segurar todo o sistema, portanto, não economize aqui:
Eu escolhi uma barra de aluminio de 2 metros, esse modelo funciona bem para fundos mais estreitos, para não ficar instável
Enrole bem a ponta de uma lona da 1113 Lonas Artísticas e use 2 garrinhas para ajustar a amarração, essa lona simula o fundo clássico do Criadouro, com a vantagem de ser levado para qualquer lugar agora
Ajuste a altura do tripé e voliá! Um fundo perfeito e prático para suas fotos!
O segundo modelo é o mais barato de todos e é ideal para aqueles estúdios pequenos que não podem perder espaço para a perna dos tripés
Faça um furo com uma broca de metal de 10mm em um par de mão francesa, aqui quanto maior o tamanho delas, melhor
Use dois parafusos de ⅝ para prender 2 forquilhas avulsas:
Prenda mais uma lona de 1113 na barra com as garras, não esqueça de assinar a Obscura e veja como ficou um luxo!
Curtiu os suportes de fundo? Então deixa seu comentário aqui embaixo e compartilhe nas suas redes sociais!