Foda-se a Nitidez
Como a paranóia por nitidez está cegando fotógrafos.
A Ótica é uma ciência muito mais antiga que a Fotografia, os fotógrafos tendem, inutilmente, a superestimar essa característica das lentes.
Euclides, quatrocentos anos antes de Cristo, já desenvolvia a idéia de ângulo de incidência e reflexão, Alhazen já propunha - no século XI - uma nova teoria para o conceito de visão em seu “Livro de Óptica", a lente é introduzida na câmara escura em 1550, anos mais tarde é aprimorada por Galileu no uso dos telescópios e Newton levaria 40 anos para publicar suas teorias sobre a luz no titânico “Optiks”, de 1704.
O filme, esse novato.
Quando a fotografia surgiu, no início do século 19, quem tinha problemas com variações de temperatura, imperícia na manipulação, multiplicidade de processos e lentidão de sensibilidade não eram as lentes, mas um recém-chegado no teatro luminoso: o filme.
As lentes já vinham carregadas de conhecimento, é uma insanidade crer que, em pleno 2025, alguma objetiva atual não seja “nítida” ou que o fotógrafo tenha algum modelo defeituoso.
Qualquer lente atual, de qualquer modelo de câmera, é capaz de renderizar muito mais detalhes que o sensor consegue suportar. Não há espaço no mercado fotográfico para qualquer equipamento ruim, dos celulares as médio formato, quem sacrificou a qualidade, faliu.
O que é Nitidez?
Em fotografia, nitidez refere-se à clareza e definição dos detalhes em uma imagem, no dicionário:
1. Qualidade de nítido.
2. Estado do que é claro e limpo.
3. Brilho, limpidez.
É uma definição extremamente subjetiva, porque o teste mais preciso possível vai esbarrar em algo que nenhum Youtuber lhe mostrará: o quanto seu cérebro consegue - ou deseja - perceber dessa nitidez.
Fotos calibradas para olhos desajustados
Claro que lentes mais nítidas são desejáveis, mas engana-se quem pensa que mais nitidez é sinônimo de fotos melhores ou mais profissionais, o próprio Ansel Adams já comentava:
Nada mais danoso em Fotografia do que uma foto nítida de um conceito difuso
Nitidez e Desfoque tendem a ser os conceitos mais debatidos em qualquer grupo de discussão na internet, teimando em esquecer que sua fotografia está abaixo da nitidez e antes do desfoque.
Qualquer tentativa de aprimorar esses conceitos, aumentando a nitidez em 20x ou deixando o desfoque mais cremoso, só impede que o espectador mergulhe na sua foto, exatamente o que você NÃO quer!
Um elogio a qualquer um desses limites é o sinal claro de sua imagem não teve força suficiente para chamar a atenção, ele conseguiu ver a lente e uma área que nasceu para não ser vista, e nada sobre aquilo que te levou a fotografar.
“Que desfoque lindo” e “que nitidez top!” são formas educadas de mostrar que sua foto está péssima!


As fotos acima foram feitas no casamento de João e Anna, queridos sobrinho e sua namorada, uma cerimônia informal e familiar, usei um Iphone e busquei momentos únicos.
Você realmente acha que eles olharam para a nitidez da lente? Melhor: você está dando zoom de 200x para ver se o olho está nítido? Nenhuma pessoa no mundo fará isso…
Falar sobre características de câmeras e lentes é a única coisa que resta para aqueles que nunca produziram uma foto.
Sweet spot pra que?
Para quantificar a nitidez de uma lente, milhares de vídeos no Youtube se lançam em uma tarefa tão modorrenta quanto inútil:
Com a câmera em um tripé, fotografam páginas da Bíblia ou gráficos MTF em todas as aberturas possíveis e em ambiente rigidamente controlado, o resultado não poderia ser menos revelador: nas aberturas extremas há uma queda na qualidade e nas intermediárias, a imagem tende a ficar ótima.
Precisam fazer teste para isso?
Os únicos fotógrafos que repetem a mesma foto em todas as aberturas e clicam em f/8 por conta da nitidez são os dos laboratórios MFT, no dia a dia você irá usar apenas uma abertura, que estará sujeita a uma dezena de fatores que irão interferir na definição da lente, mas não haverá outra imagem para comparação.
Sua imagem é, por definição, incomparável e isso já devia lhe deixar satisfeito.
Esses vídeos são pura perda de tempo! Então, respira. Solta o tripé mental, esquece o gráfico, e mira naquilo que te move.
A sua lente já tá boa o bastante — é o seu olhar que precisa estar mais nítido.
Fotografe com intenção, não com paranóia. E da próxima vez que alguém te perguntar sobre sweet spot, responde com outra pergunta: “Qual parte dessa imagem te fez parar?”
Porque é disso que se trata. Não de milímetros, mas de milagre.





Outro dia uma jovem fotógrafa estava revoltada no Threads porque uma pessoa havia achado muito bonita uma foto sem foco e tremida que uma pessoa havia postado naquela mesma rede. Disse ela que "as pessoas tinham perdido a noção". Pacientemente eu expliquei pra ela que, uma das maiores fotos da história foi feita por Robert Capa no desembarque das tropas aliadas no "Dia D" e era tremida e sem foco. E também expliquei educadamente que aquele suposto desabafo dela revelava um desconhecimento sobre a própria profissão e que seria importante ela estudar mais referências. Ela apagou o post.
Impecável como sempre!