Godox V1: Esqueça a Potência.
Número-Guia é o único caminho para a exposição da luz de um flash
A potência engana, admito que tenho minhas questões com o conceito, a única informação oferecida por ele não tem tanta serventia no uso dos flashes.
É proposital: todos os conceitos fotográficos são pensados para que o equipamento desapareça! A vantagem da teoria ser numérica é exatamente essa, a habilidade de criar belas imagens qualquer que seja a câmera ou lente usadas.
O que é Potência?
Potência relaciona a variação de trabalho, quanto tempo uma máquina leva para transformar uma energia em outra, exemplo:
A furadeira de 700W transforma energia elétrica em energia cinética 7x mais rapidamente que a de 100w, o seu flash de 600W despeja 6x mais luz que aquele de 100W.
Pronto!
É só isso que se consegue aferir da idéia de potência, como a intensidade luminosa está relacionada com a distância da fonte, não há como descobrir aberturas e distância pela potência.
O Godox V1 é o flash queridinho dos fotógrafos atualmente, cabeça redonda, bateria e uma "potência invejável", super versátil, ainda mais porque, de longe, parece um Profoto.
O que mais um fotógrafo deseja, não é mesmo?😀
Comparado ao 76W de potência do SB-800 (20 anos de idade), o V1 ainda ganha 1 W a mais!
Uma verdadeira barbada contra aquele ancião luminoso, chega a ser um atentado contra o Estatuto dos Flashes Idosos.
Quando comparados lado a lado, é lógico que o Godox V1 vai ganhar de barbada dessa vela antiga, não é mesmo?
Não, pera ai...
Ajustados nos mesmos ISO 200, f/4 e zoom da cabeça em 35mm, o alcance do SB-800 é de 13m, enquanto o do Godox V1 é de apenas 9m
Ou seja:
👉🏻45% a menos de alcance com uma potência maior!!
Você vai buscar referências do Número-Guia nas lojas e encontra:
"não especificado pelo fabricante", por uma razão simples:
Eles já perceberam que a confusão teórica domina a iluminação, de um lado "especialistas" que insistem em dizer que o Número-Guia não serve para nada, apesar de jamais conseguirem explicar o conceito, de outro, fabricantes que apostam na sua obediência cega e mansa ao que esses mesmos "especialistas" dizem.
Isso que dizer que o flash Godox V1 é ruim?
Não! Apenas que é indicado para situações onde o flash não será usado muito afastado, para situações onde o que se ilumina está mais próximo, como retratos, comida, newborn
Conclusão
É impossível compreender o comportamento da luz e do flash sem ser pelo conceito fácil do número-guia, fora dele só há tentativa e erro, insegurança e gastos desnecessários.
Quer descobrir como dimensionar corretamente o flash para seu uso, descobrir as cargas em menos de 3 segundos e conhecer TODAS as distâncias de uso para qualquer fonte luminosa?
Então clica no link acima e entre para a Comunidade do Altas Luzes Densas Sombras no Telegram, acesse o curso online completo e tenha minha orientação constante no grupo!
Te vejo lá!
Excelente post, Renato. Infelizmente o número guia quando não é divulgado, é apresentado com o zoom da cabeça do flash no máximo, e isso nos confunde ainda mais. Não tenho o V1, mas tenho outros flashes Godox. O bacana é que eles tem uma comunicação muito boa, não necessitando de rádio receptores para usar vários flashes fora da câmera.
Sensacional