Nikon revela a nova full frame Zf
Visual retrô inspirador, 24 Mpixel e o coração da Z8 são os destaques da mirrorless
A Nikon casou o antigo e o novo novamente esta semana com o anúncio de uma nova e bem-vinda adição à linha da série Z, a Nikon Zf .
A Zf tem um visual de inspiração retrô que lembra a Nikon FM2, mas com toda a conveniência moderna da Z6 II e muito mais!
O Zf possui sensor full frame de 24,5 MP, assim como o Z6 II, mas com o chip EXPEED 7 que você encontra no Z8 e Z9.
Este poder de processamento atualizado dá a Zf o impulso necessário para realizar burst repetidos (uma vantagem para fotógrafos de ação ou vida selvagem), foco automático aprimorado e disparo contínuo de 30 fps em JPEG e 14 fps em raw.
O maior poder de processamento da câmera e a estabilização de imagem avançada também permitem que a Nikon implemente a tecnologia de pixel shift pela primeira vez, permitindo que a Zf obtenha imagens de alta resolução.
O IS melhorado ajusta-se até mesmo dependendo do ponto de foco escolhido, para um assunto ainda mais nítido.



Graças ao processamento aprimorado, o Zf oferece opções de vídeo superiores, como log interno H.256 de 10 bits e UHD 4K até 60p por 125 minutos.
Ao gravar 4K até 30p, a câmera reduzirá a amostragem do sensor da imagem 6K para obter mais detalhes e menos ruído.
O Zf possui 299 zonas AF automáticas, um aumento considerável em relação às 81 zonas AF do Z6 II. Ele também pega emprestado o algoritmo do Z8 e Z9 para detecção de assunto e rastreamento 3D, dando-lhe a capacidade de reconhecer um assunto no quadro (seja um humano, animal ou veículo) e focar automaticamente.
Mesmo que o objeto esteja se movendo de forma rápida ou irregular, o rastreamento 3D garante que a câmera será capaz de prever e manter o foco.



A Zf também tem melhor desempenho em pouca luz com um ISO máximo mais alto (100-64.000) e redução de vibração do ponto de foco que prioriza a supressão de desfoque em torno do ponto focal, independentemente de estar no centro ou na borda do quadro.
A nova mirrorless Nikon também possui impressionantes oito pontos de redução de vibração, uma nova referência para a Nikon. Isso a ajudará a gravar vídeos e fotos nítidas, seja segurando a câmera manualmente ou usando um tripé, expandindo suas aplicações potenciais.
Com a Zf, a Nikon aderiu ao movimento preto e branco, incluindo um botão de alternância monocromático que permite alternar perfeitamente entre cores e duas opções de cores monocromáticas.
Este é um recurso inteligente para quem está tentando mergulhar em uma experiência de câmera vintage
Um movimento de design controverso foi a decisão da Nikon de incluir slots duplos para cartões. O slot de cartão principal é compatível com UHS-II, mas o segundo slot só aceita um cartão microSD.
São inúmeros os fotógrafos que detestam o formato microSD; no entanto, ajudou a Nikon a reduzir o tamanho e o custo geral da câmera, ao mesmo tempo que fornecia armazenamento de backup.
Mas convenhamos: seria uma diferença tão crítica assim de peso e valor em uma câmera tão esperada?
Um dos pacotes de lentes oferecidos tem uma lente principal NIKKOR Z 40mm f/2 de edição especial , semelhante à lente NIKKOR Z 28mm f/2.8 SE que foi lançada junto com a Zfc em 2021.
O outro pacote tem uma lente clássica 24-70mm f /4.

Resumindo, o Zf é a combinação perfeita de estilo e potência e o terror para esse fotógrafo que lhe escreve! :)
Tomando emprestado o visual vintage da FM2, que também é imitado pela Zfc, mas com um sensor full-frame e poder de processamento de outras câmeras de nível profissional da Nikon, a Zf não apenas parece boa, mas também possui a tecnologia necessária para repetir a explosão de vendas da irmã Z8.
Do foco automático rápido ao disparo contínuo, melhor buffer e maior desempenho de vídeo, o Zf é uma opção fantástica para fotografia de viagens, rua ou do dia a dia.
É pequena o suficiente para ser transportada para qualquer lugar, mas robusta o suficiente para suportar o uso diário, tornando esta câmera uma excelente adição à linha da série Z.
Nem tudo são flores…
Ok, desculpa despejar o balde de água fria aqui no fim do texto, mas é isso que você leu:
Só o corpo da Nikon Zf custa US$ 2.000 dólares lá na B&H, com a versão estilizada da 40mm f/2.0 SE, o valor sobe para 2.300 dólares e com a nova 24-70 f/4 Z, a Zf salta para a bagatela de 2.600 dólares
A quantidade de tecnologia embutida na Zf é tão interessante que quase parece que a Nikon se perguntou “quanto cabe em uma câmera de US$ 2.000?” e não “quanto podemos tirar e ainda cobrar $ 2.000?” – uma visão refrescante no mundo mirrorless de hoje!
Nikon acertou na veio novamente com a Zf, parabéns!
E aí? Deixa o seu comentário: o que achou da câmera? Vai querer comprar uma para seu arsenal? E não esqueça de compartilhar, só clicar no “Share A Obscura”
Se quiser só o estilo, a fuji já entrega isso há anos! Mas se tem um kit de lentes Nikon, pode até fazer sentido ter um mimo desses! É o tipo de coisa que se tem porque pode, não porque precisa! :)
Um arraso essa câmera, Nikon tá colocando o preço lá em cima porque sabe que vai vender como água!🤣