Retrato Clássico com Luz Natural: O Passo a Passo (1º parte)
Luz, Sombra e Inspiração: a magia e as escolhas na criação do retrato de Rebecca
Percebi um detalhe curioso durante os dez anos do Criadouro, meu antigo estúdio na Barra: muitos fotógrafos começavam uma sessão sem uma referência clara de onde queriam chegar, havia uma modelo bonita, um fundo interessante, luzes variadas e o principal: 4 horas para tentativas e erros.
Não os culpo, infelizmente a iluminação é ensinada dessa forma: parece não haver um caminho racional a se percorrer, mas sim uma “colheita” do que o acaso ofereceu, o resto acerta-se no Photoshop, como se “tentativas e erros” não acendessem uma luz vermelha piscando na cabeça do fotógrafo.
Ser criativo era uma abstração, um jogo sem previsão, o resultado era meritório apenas pela exaustão das tentativas, onde a “prática conduz à perfeição”, como a maioria dos estúdios mantêm a rigidez das 4 horas até hoje, é o cenário perfeito para testes, angústias e frustrações.
A Arte é a fuga da Perfeição
Apesar de ser o item 0 do nosso passo a passo, com certeza é o mais libertador. Sim, eu também já perdi décadas buscando a “foto viral, o clique mágico” e todos os adjetivos que teimam em matar a magia de, em quase 15 bilhões de anos, sermos a única espécie capaz de se comunicar com imagens.
Já há magia suficiente no que vivemos e o ciclo era vicioso, além de paradoxal: a cada nova tentativa de ser perfeito, eu gerava apenas novas imperfeições.
Trabalhe, estude, edite e sim, confie um pouco na sorte, busque ter um trabalho surpreendente em vez de perfeito, pratique até que seja magnífico, eu começo aos poucos a entender o conceito de "foto eficiente” do Irving Penn, confesso que o lia com uma certa estranheza.
Esqueça a perfeição.
Aqui estão algumas escolhas que fiz para criar o retrato final da Rebeca, o fluxo de idéias que passou na minha cabeça durante o processo tanto da criação do estúdio quanto das fotos, comente o que achou, lerei com prazer!
1º passo: Tamanho
O comprimento empolga e a largura preocupa, 4,80 m x 2,00 m é a área útil do estúdio, ou seja, 9,6 m², menos de um décimo da metragem do estúdio principal do Criadouro, com seus 97 m².
Quem me acompanhou sabe do meu xodó por uma garagem adaptada que possuía uma luz sensacional, além de umas texturas criadas não por uma camada no Photoshop, mas pela passagem do tempo.
Talvez por isso esteja sujo e sorrindo como uma criança nesse vídeo:
A beleza cabe em qualquer espaço
Estúdios grandes garantem alterações brutais de contraste em uma imagem, isso precisa ficar bem claro na sua mente, há uma lei rígida garantindo que a luz só varie sua intensidade graças a algo escasso aqui: distância.
A Fotografia me ensinou que um problema carrega consigo sua solução: um janelão generoso permite que uma fonte de luz equivalente a cinquenta trilhões, duzentos e oitenta quatrilhões de flashes portáteis inunde o estúdio, é tanta energia que Tiveram que colocá-lo a 150 milhões de quilômetros de mim: o Sol.
Na carga máxima garante f/4 com 1/250s com a luz dura de um dia claro, preciso subir dois pontos no ISO (400) para manter a mesma exposição com céu nublado, essa fonte está tão longe que o primeiro plano e o fundo são iluminados na mesma intensidade…você precisa de mais argumentos para pegar na câmera?
Ok, de 8 às 17 horas todos os dias, com 1 hora de almoço.
Você tem janelas menores? Sem problema! Terá uma luz bem mais contrastada, a câmera do Caravaggio que nós tanto elogiamos também estaria em ISOs bem altos.
A Lei do Inverso do Quadrado da Distância te causa arrepios?
Nesse artigo eu revelo todas as informações vitais sobre a luz que escondem de você, há um caminho muito mais fácil para o domínio de qualquer iluminação, sem conta, fotômetro ou tentativas e erros: eu demostro apenas olhando a fórmula!
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É uma situação até econômica para qualquer fotógrafo: em vez de despejar luz na foto, terei que removê-la para controlar o contraste dos retratos e, afinal, cortinas e isopor são mais baratos que um flash.
Entenda que fotografia não é uma “escrita com luz”, mas uma dosagem calibrada de camadas luminosas por cima de camadas luminosas, isso é a iluminação fotográfica.
O fotógrafo dosa a realidade.
O mindset de um fotógrafo já nasceu pronto, o ajuste é necessário no “eyeset”, reparar dezenas de detalhes rouba a atenção e exige uma habilidade maior na composição, eliminar as distrações e concentrar a atenção no retratado é a especialidade das teleobjetivas.
Diminuem tanto o ângulo de visão que é impossível fotografar uma pessoa em corpo inteiro, por isso elas estão sentadas a uma mesa, que é o fundo de um banco lindo que decorava um jardim do Criadouro, escreverei sobre isso na segunda parte do texto, em breve…
A idéia não é deixar o retratado confortável, mas fazê-lo sair da inércia, há mais posições naturais para mão e corpo e proteção para dobrinhas, barriguinhas e afins, eliminando uma das maiores dúvidas de quem está sendo fotografado:

E agora, qual pose eu faço?
2º Passo: o Fundo
É uma lona arretada vinda lá do Recife! Adelson Alves, o fotógrafo pintor, batiza seu ateliê com o tipo de caminhão que seu pai usava: 1113 Lonas Artísticas.
Laváveis, dobráveis e cortadas no tamanho que você desejar, o ateliê manda provas do fundo para aprovação, esse é um tipo de tratamento raro de se encontrar, e por isso mesmo, valioso.
Preço tem a de 50 reais no Ali Express que seu concorrente usa.
Como espera cobrar mais pelo seu trabalho se é você o primeiro a desmerecê-lo? Como criar algo surpreendente usando coisas vulgares?
Toda a economia que fiz com equipamentos e acessórios, pode ser dirigida agora para algo que será visível na foto, criando uma marca, um estilo, mas é mais fácil mostrar do que falar, olha como um fundo original "faz a foto”:
Mesma mesa, mesma modelo, mesma luz, mesmo estilo de roupa, olha o impacto do fundo! Percebe que ele sustenta e orienta toda a mensagem da maquiagem e figurino?
É também graças ao fundo que o contraste mais forte é alcançado, a Rebecca se destaca bem contra um fundo mais escuro, naturalmente uma vinheta é criada.
Por ser uma obra única, eu mantenho uma constância visual no meu trabalho, desenvolvendo uma marca, marcando um caráter, foi exatamente o que fez essa fotógrafa, copiada no mundo inteiro:
Quando surge a cópia, a autoria nasce. Quanto mais gente imitava esse estilo, mas o trabalho da Anne Guedes se valorizava, mais autoridade era criada, sendo ela mesma.
Quando milhões de pessoas estão fazendo a mesma coisa, outros milhões querem o diferente, você cria contraste ao ser original, uma ponto de comparação, daí nasce o desejo.
3º Passo: Iluminar é Dirigir
Repare nos dois homens na esquerda do quadro “A Lição de Anatomia do Dr. Tulp", feito por Rembrandt em 1632, apesar de estarem sentados na linha da cintura do cadáver, olham juntos para uma direção totalmente oposta à dissecação, o mesmo acontece cinco séculos mais tarde, agora numa propaganda:
Como na pintura, os dois convidados no centro da foto não olham o evento, tanto o pintor quanto o fotógrafo sabem que se eles girassem na direção certa, logo no primeiro plano apareceria a parte menos expressiva do corpo humano: a nuca.
Eles são obrigados a fazer isso, é a luz que comanda.
Posicionar a luz é direção de modelo.
Minha única fonte de luz está travada no céu, impossível de ser mexida, para controlar a área iluminada do rosto e corpo, a única opção que resta é mexer a própria modelo, uso uma malandragem aqui, aprendida com os pintores:
A mesa já está virada na direção do Sol, uma modelo me agradece e uma pessoa tímida nem pensará em mudar de posição, quando a modelo se senta, a luz encaixa perfeitamente, repare:
Quando isso acontece, tudo encaixado, a necessidade de direção, da forma como as pessoas pensam que é, diminui bastante, porque qualquer gesto feito por uma mulher bonita, maquiada, produzida e corretamente iluminada sairá interessante.
Ogrande problema é que, para economizar, os fotógrafos tendem a sacrificar maquiagem, cabelo, figurinos, locação e torcem para que a “direção criativa de pessoas” resolva o problema.
Para não me perder, paro aqui e no próximo capítulo falaremos sobre: direção de modelos, maquiagem/cabelo, figurino, referências e entrega e edição, to preparando também uma live para tirarmos dúvidas por aqui e fique ligado no que vai acontecer agora em Agosto:
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Beleuza
Eu fecharia 1 ponto na fo to da Gabi. Acho que pode ter mais contraste entre modelo e fundo. Só opinião.