Quantas vezes você já ouviu algum fotógrafo afirmar que o flash de cabeça redonda é mais natural, mais suave, quase mágico na hora de iluminar? Pois bem, eu coloquei essa teoria à prova.
Comparei, lado a lado, o “potente” Godox V1 (com sua famosa cabeça redonda) e o clássico Nikon SB-800, com cabeça retangular.
E o que as imagens mostraram pode frustrar alguns entusiastas: a luz é exatamente a mesma!
Duvida? Vamos aos testes!
Flashes em cima da câmera
Todas as fotos foram feitas com a mesma câmera, na abertura em f/5.6, ISO 200, 1/125s e o flash, quando necessário, fixo a 2 metros de distância. Em todos os casos notou-se a diferença de 1 ponto na carga, embora o Godox seja 1W mais potente.
Zero diferença, concorda? Lembre-se de que o V1 está trabalhando em uma carga maior 1 ponto aqui, consumindo mais do argumento “bateria”.
Flash Fora da Câmera
Coloquei os dois flashes num tripé, distante 2 metros de mim, mesma exposição de antes.
Veja o resultado, o V1 é com o símbolo de "1” na foto:
Nada de diferente, certo?
Agora vamos para a primeira mudança na qualidade da luz, com o…
Flash na Sombrinha Difusora
Uma sombrinha difusora de 90 cm foi usada nas duas fotos, a velha de guerra, compare os resultados:
Vamos para o teste final, com o flash sendo usado em uma…
Sombrinha Rebatedora com Filtro Difusor
O formato da cabeça não mudou a suavidade nem a qualidade da luz de maneira significativa. O que realmente conta é o modificador, a distância e a posição do flash — não o shape da frente dele.
Será que a gente está caindo numa jogada de marketing? Ou você ainda vê diferença real nessas imagens?
Conclusão
Eu realmente não entendo porque a Godox não só aposta como patrocina esse Marketing da Confusão, a marca tem uma pletora de modelos que atendem a todo tipo de fotógrafo e os V1 resolvem boa parte dos problemas do profissional/amador brasileiro, que irá fotografar em ambientes compactos, distâncias curtas e modificadores menores, terreno fértil para os modelos de flash dedicado da marca.
Por isso eles são mais baratos: iluminam menos, no caso dos V1, 50% a menos que um SB-800, cuja potência é 1W menor. O argumento das baterias acaba ai também, e será motivo de outro post em breve.
Não seria muito mais prudente (e lucrativo) educar e ofertar os produtos corretos para a jornada do fotógrafo e orientá-lo na sua evolução?
👉 Quero ouvir sua opinião. Comenta aqui e me conta: time cabeça redonda ou time cabeça retangular?